quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A tarefa dos 15 minutos da MEJA pode ser um bom começo para quem deseja ser um expositor da Casa!


A tarefa da Mocidade “15 Minutos” consiste em um comentário de no máximo 15 minutos acerca de alguma lição do mentor Emmanuel. Portanto, quando um jovem se compromete a fazer a tarefa dos “15 minutos” na reunião da MEJA, querendo ou não, ele está se preparando para ser um futuro expositor.

Alguém já disse que a abordagem é o segredo de uma boa palestra. É verdade, pois uma abordagem bem feita deixa uma boa impressão e desperta o interesse das pessoas para se aprofundarem no tema. Para isso é importante conhecer o público que normalmente freqüenta a casa e preparar a palestra de acordo com os ouvintes.

De nada adianta falar de modo rebuscado, usando palavras retiradas do fundo do dicionário, se a essência não for entendida pelos ouvintes. Sobre isso Paulo de Tarso nos instrui em Coríntios I-14.19: "...prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil em outras línguas".

Assim, os expositores devem lembrar a importância da abordagem de temas atuais, sempre desenvolvidos à luz da Doutrina Espírita. Pensando nisso é que o Departamento Doutrinário da FEIG também oferece Curso de Expositor Espírita, que normalmente é aberto ao público. O departamento seleciona, entre os alunos, aqueles que considera estarem aptos a atuar na FEIG.

Os interessados recebem, além das orientações sobre como estruturar e apresentar um estudo de curta ou longa duração, os alertas sobre o que não se deve fazer em uma apresentação na FEIG. Por exemplo, as excessivas doses de personalismo, nas quais o expositor cita a sua profissão, seus recursos mediúnicos, ou qualquer outro tipo de informação pessoal, devem ser evitadas. Também deve haver um cuidado com o trabalho espiritual que se desenvolve durante a exposição, já que o humor excessivo agita o público e deteriora o ambiente de trabalho para os médiuns.

Além da FEIG, outras casas espíritas como o Grupo Espírita de Fraternidade Albino Teixeira – GEFRATER, também oferecem o curso para expositor conforme divulgação abaixo!



Comissão de Integração - COI
MEJA

Nenhum comentário: