segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Olá pessoal,

Como o estudo do último sábado (21/08) sobre Aborto, deixou algumas dúvidas no ar que não puderam ser esclarecidas em função do horário, vamos deixar aqui algumas referências de materiais que podem ser consultados.

Caso ainda assim restem dúvidas sobre o tema, procurem a comissão de estudos ou coordenação geral!

Na revista Reformador de fevereiro de 2000 encontramos um texto bastante completo sobre o tema. Destacamos aqui um trecho dele:

NO REAJUSTE

Ante a queda moral pela prática do aborto não se busca condenar ninguém. O que se pretende é evitar a execução de um grave erro, de conseqüências nefastas, tanto individual como socialmente, como também sua legalização. Como asseverou Jesus: “Eu também não te condeno; vai e não tornes a pecar.” (João, 8:11.)

A proposta de recuperação e reajuste que o Espiritismo oferece é de abandonar o culto ao remorso imobilizador, a culpa autodestrutiva e a ilusória busca de amparo na legislação humana, procurando a reparação, mediante reelaboração do conteúdo traumático e novo direcionamento na ação comportamental, o que promoverá a liberação da consciência, através do trabalho no bem, da prática da caridade e da dedicação ao próximo necessitado, capazes de edificar a vida em todas as suas dimensões.

Proteger e dignificar a vida, seja do embrião, seja da mulher, é compromisso de todos os que despertaram para a compreensão maior da existência do ser. Agindo assim, evitam-se todas as conseqüências infelizes que o aborto desencadeia, mesmo acobertado por uma legalização ilusória. “O amor cobre a multidão de pecados”, nos ensina o apóstolo Pedro (I Epístola, 4:8).

Quem quiser acessar o texto completo, ele está no final da revista, que pode ser acessada pelo link abaixo:

http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/reformador-2000-02.pdf

Para os que possuem mais interesse em estudar o tema, segue uma lista de indicações bibliográficas:

SOUZA, Juvanir Borges de (Orientador da Compilação). O que dizem os Espíritos sobre o Aborto. 1ª edição. 2001. FEB.

XAVIER, Francisco Cândido. (Espírito Emmanuel). Vida e Sexo. 1ª edição. 1970. FEB.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. FEB. Sobre “União da alma e do corpo”: Questões 344 a 360. Veja também Questões 999 e 1000.

BARCELOS, Walter. Sexo e evolução. 2ª edição. FEB (Capítulo 19 “Sexo e maternidade” e Capítulo 20 “Aborto e Justiça Divina”).

KUHL, Eurípedes. Sexo: Sublime tesouro. 6ª edição. Editora Espírita Fonte Viva. (Capítulo 14 “Aborto”).

XAVIER, Francisco Cândido. (Espírito André Luiz). Evolução em Dois Mundos. 13ª edição. 1993. FEB (2ª Parte – Capítulo 14 “Aborto criminoso”).

XAVIER, Francisco Cândido. (Espírito Emmanuel). Leis de Amor. 8ª edição. 1980. Editora FEESSP. (Pergunta número 11).

XAVIER, Francisco Cândido. (Espírito Emmanuel). O Consolador. FEB (3ª Parte – Capítulo III “Amor”).

Bom estudo para todos!!!!
Coordenação Geral
MEJA

Nenhum comentário: