sábado, 12 de setembro de 2009

II Sarau_Departamento de Mocidades Espíritas da Regional Noroeste

(Click na imagem para Ampliá-la)

Olá Galera Ligada no Blog da MEJA!

O DM Regional Noroeste convida a todos interessados em Arte para participarem do II Sarau que é em evento de arte espírita das Mocidades da Regional Noroeste, cujo tema é “Chico Xavier: mandato de amor”.

Este evento tem como objetivo proporcionar aos jovens uma oportunidade de utilizar a arte para estudar, internalizar e divulgar a Doutrina Espírita – à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo -, explorando os diversos campos artísticos, sempre embasados em obras espíritas. Também visa a criar momentos para maior integração dos jovens entre si, deles com seus familiares e com o Departamento Regional de Mocidades. Ou seja, o intuito é despertar a criatividade dos jovens, apresentando-lhes uma arte totalmente voltada para o bem. “O belo criando o bom.”

Assim, o Sarau, nome que demos ao evento, consistirá em apresentações artísticas, elaboradas pelos jovens que participam das Mocidades de nossa Regional. O Sarau acontecerá no dia 4 de outubro de 2009, de 16:00 às 18:00 horas, na Fraternidade Espírita Irmão Glacus, situada na Rua Henrique Gorceix, nº 30, Padre Eustáquio.

Cada grupo e/ou pessoa inscritos terão 5 (cinco) minutos para sua apresentação, devendo, portanto, chegar às 15:30h no Glacus, para que possam preparar a maquiagem, figurino ou algo que precisarem para a apresentação, isto porque os grupos/pessoas deverão estar prontos as 16:00h, para que todos nós possamos prestigiar as apresentações juntos.

Os grupos/pessoas deverão fazer suas inscrições para o Sarau através dos Coordenadores de suas Mocidades até dia 19 de setembro de 2009 que repassarão para as Coordenadoras da MEJA (Ana Luiza e Fabiana). A inscrição também poderá ser feita: na Reunião da MEJA Que acontece das 17:00 as 18:30 Hs ou através do email da Equipe do Blog da MEJA meja.bh@gmail.com.

Para fazer a Inscrição os interessados deverão enviar os seguintes dados:

  • o nome da Mocidade,

  • a forma de apresentação escolhida,

  • o número de integrantes do grupo (nesse caso, o grupo deverá escolher um representante e enviar, também, o e-mail e telefone deste representante).

Serão, no máximo, 20 (vinte) apresentações de 5 (cinco) minutos.

Como foi citado acima, as apresentações artísticas devem estar completamente embasadas em obras espíritas (sejam básicas, sejam subsidiárias), não sendo permitida a utilização de textos, músicas, poesias, vídeos e quaisquer outras manifestações que não estejam de acordo com os princípios básicos da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.

Os grupos/pessoas inscritos poderão escolher, exclusivamente, as seguintes formas de manifestações artísticas:

  • Artes plásticas (instalação);

  • Composição de música;

  • Interpretação musical;

  • Dança;

  • Escultura;

  • Esquetes (pequenos trechos de teatro infantil ou adulto);

  • Mímica;

  • Multimídia (apresentações áudio-visual);

  • Pintura;

  • Poesia (composição e declamação);

  • Poesia (declamação de autores diversos);

  • Teatro de bonecos.

Por fim, os grupos/pessoas deverão buscar sensibilizar o público, ajudando-o a refletir sobre o tema do Sarau.

Destacamos que todas as apresentações deverão ser submetidas à apreciação da Coordenação Geral da Regional Noroeste, que poderá levar aos grupos/pessoas algumas sugestões de textos, músicas, livros, vídeos, etc., para que desenvolvam suas apresentações, caso sintam necessidade.

... Que as crianças possam exercitar a sensibilidade da música, ouvindo as melodias mais doces jamais feitas; olhando as cores e as luzes mais sutis já tecidas; declarando os poemas mais elevados jamais compostos; sentindo as produções mais próximas da divindade que o homem já atingiu. Fazei isso com todas elas e se não tiverdes no futuro todos os homens literalmente artistas, tê-lo-eis moralmente melhores e mais criativos.”

(INCONTRI, Dora. A Educação Segundo o Espiritismo. In: A educação pela Arte e para a Arte - Schiller, 23/06/91)


Contamos com todos!!!

Com o carinho de sempre,

DM Regional Noroeste (André, Arlen, Cíntia, Fernanda e Pablo).

Nenhum comentário: