quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Detalhamento do 2º Estudo do Mês de Setembro

MOCIDADE ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS

COMISSÃO DE ESTUDOS - COE

DETALHAMENTO DO 2º Estudo do Ciclo IV:


TEMA DO CICLO: O problema do ser, do destino e da dor

TEMA ESPECÍFICO DO ESTUDO: O problema do ser

MÊS: Setembro

DATA: 12 de Setembro de 2009

ORADOR(A): Ricardo Wardil

ABORDAGEM:

Recomendações gerais:

  • Todos os nossos Detalhamentos (perguntas, citações, indicações de páginas, etc.) estão baseados na 17ª edição do livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor (FEB). Portanto, se o (a) leitor (a) consultar outras edições, haverá diferenças na indicação das páginas.

  • Objetivo geral do estudo: O enfoque desse estudo é o Espírito. As implicações científicas, filosóficas e religiosas da imortalidade da alma. Os estados da Consciência e os estados da Personalidade. A evolução e a finalidade da alma.

O PROBLEMA DO SER

Capítulo II – O critério da Doutrina dos Espíritos:

  • Fale-nos das provas “formais e irrecusáveis” da Identidade das Individualidades que se manifestam nos fenômenos mediúnicos (p.36 e p.48 e 49)

III – O Problema do Ser:

  • O problema do ser: Qual a natureza da nossa personalidade? Essa personalidade comporta um elemento suscetível de sobreviver à morte? (p.56)

  • Fale-nos da importância do , tendo em vista os seguintes raciocínios: “Nem a razão nem a Ciência podem admitir um ser sem forma”. “Creio, com a maior parte dos antigos, que todos os Espíritos, todas as almas, todas as substâncias simples, ativas, estão sempre unidas a um corpo e que nunca existem almas completamente desprovidas deles.” – Leibniz (nota 37 p.58). Veja também O Livro dos Espíritos: Questões 23 a 28; 82; 87; 88 e 93 a 95.

  • Explique-nos as duas espécies das provas da existência da alma: As provas morais e as provas experimentais (p.57 e ss.)

  • Comente a teoria da alma de Haeckel e suas limitações (p.60 a 62)

IV – A Personalidade Integral:

  • Por que o Hipnotismo e o Espiritismo lançam alguma luz no “ser consciente”? (p.64)

  • Comente acerca dos vários estados da Consciência e acerca dos vários estados da Personalidade (p.66, 67, 68, 69, 70 e especialmente p.72: sobre o “Eu” profundo).

IX – Evolução e Finalidade da alma:

  • Comente a frase: “O objetivo da evolução, a razão de ser da vida não é a felicidade terrestre, como muitos erradamente crêem, mas o aperfeiçoamento de cada um de nós, e esse aperfeiçoamento devemos realizá-lo por meio do trabalho, do esforço, de todas as alternativas da alegria e da dor, até que nos tenhamos desenvolvido completamente e elevado ao estado celeste.” (p.119 e 120)

  • Comente a frase: “Esses males, necessários ao funcionamento da lei de educação geral, nunca deixarão de existir em nosso mundo, representam uma das condições da vida terrestre.” (p.120 e 121).

  • Assim como cada nascimento se explica pela descida à carne de uma alma que vem do Espaço, assim também o primeiro aparecimento do homem no Planeta deve ser atribuído a uma intervenção das Potências invisíveis que geram a vida. A essência psíquica vem comunicar às formas animais evolutivas o sopro de uma nova vida; vai criar, para a manifestação da inteligência, um órgão até então desconhecido – a palavra.” (p.124). Qual é a importância da Linguagem em relação à Inteligência (Pensamento)? Um pensamento sem linguagem desenvolve-se?

Bibliografia:

  • DENIS, Léon. O Problema do ser, do destino e da dor. FEB. 17ª edição.

  • KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. FEB.

Abraços Fraternos!

Nenhum comentário: