sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ciclo de Estudos do Mês de Outubro: Sexualidade

Tema: Sexualidade. Pessoal, segue aí o detalhamento do ciclo de estudos do mês de outubro para os ciclos III e IV.

*4/10/2008: Sexo no âmbito familiar

Em que aspecto a sexualidade auxilia os laços familiares? Ela pode ser canalizada para fortalecer os laços familiares? Se sim, como pode ser usada? Como se estabelece o ato sexual no âmbito espiritual para o casal envolvido? Explique os pontos positivos da relação sexual provida de sentimentos nobres. Explique a importância dos prazeres sexuais providos de bons sentimentos para a vida de um casal e da família.
Pedimos o aprofundamento máximo nos assuntos propostos acima e uma abordagem simples, direta e sem tabus no que diz respeito aos pontos positivos da sexualidade.

*11/10/2008: A sexualidade nos jovens
Hábitos freqüentes entre os adolescentes como a masturbação tem alguma função prática para o indivíduo? Explique os pontos positivos (se os têm) e o porque desse costume. Como relações afetivas e sexuais podem influenciar na formação do adolescente? Explicite a importância de um diálogo sobre a sexualidade dentro do lar. Esclarecer que a sexualidade e as relações sexuais não constituem um ato errado ou pecaminoso. Analise o fato de que as crianças começam a ter curiosidade sobre a área sexual (genitálias do mesmo sexo e do sexo oposto) desde muito cedo. Em que isso é benéfico? E por que isso acontece? Desde que momento uma criança começa a ter "Desejo sexual"?

*18/10/2008: Sexo no âmbito espiritual
Explique as trocas de energias positivas e a permuta psíquica em uma relação sexual. Existe a presença de espíritos mais felizes perante o ato sexual entre duas pessoas que se amam? Se existe, como esses espíritos podem usar a energia envolvida e/ou emitida para algo construtivo? Espíritos mais felizes têm alguma atividade que lhes causam prazer como as relações sexuais para os encarnados? Ou ainda algum tipo de energia que se compare à energia sexual? As relações afetivas entre os espíritos mais felizes envolvem algum tipo de energia comparada ou relacionada à energia sexual? Nosso objetivo é ressaltar a sublimidade da sexualidade dentro do panorama existencial.

*25/10/2008: Sexualidade: Energia Criadora
A energia sexual é a segunda maior energia do Universo? Em que a energia sexual pode ser utilizada? Onde ela está presente? Como podemos canalizá-la? Explique a importância de canalizarmos a energia sexual para outras atividades como a arte, a caridade, o estudo, etc. As pessoas que tem uma vida sexual ativa e a utiliza de forma correta tem um maior desempenho na vida profissional e social? Por que e como isso acontece? Explique a importância da energia sexual em um âmbito geral na vida de um espírito encarnado.

Bibliografia indicada: Vida e Sexo (Chico Xavier / Emmanuel). FEB

Um comentário:

Cintia disse...

Gostei da organização de vcs. Gostaria que aki onde moro e trabalho fosse assim tbem. Mas estamos com dificuldades até para que os jovens matriculados compareçam... vontade temos, não temos talvez didática...